fbpx

Se tem uma coisa que cansa é ouvir que só é possível aprender a dançar quando se é criança. É possível aprender a dançar em qualquer idade! A dança é uma arte democrática, inclusiva, sem restrição de gênero, cor, peso ou idade. Dançar é uma atividade que só traz benefícios e pode ser realizada em qualquer idade, respeitando, é claro, as limitações de cada corpo.

Crianças e adolescentes

Começar a dançar ainda criança tem suas facilidades, afinal, nesta fase tudo é mais tranquilo, o corpo obedece e responde imediatamente. Para os bem pequenos, é recomendado fazer a dança como uma brincadeira, sem a obrigatoriedade de repetir movimentos ou aprender coreografias. Nesta fase é hora de entender o corpo, o espaço que ele ocupa, a ouvir a música, entre outras sensações. Conforme a criança for crescendo, é possível testar modalidades, como o ballet, a salsa e até mesmo a dança contemporânea. A cada etapa do crescimento a criança – ou adolescente – aprende a entender e dominar melhor o corpo, a respeitar o espaço do outro e a saber qual modalidade gosta mais e se sente mais à vontade. Para pais e responsáveis é recomendado colocar a dança na vida das crianças, é um valor que elas podem levar para a vida. Praticar uma atividade física, como a dança, traz benefícios a longo prazo e quanto antes este hábito estiver presente, melhor.

Na fase adulta

http://studiojulianaribeiro.com.br/wp-content/uploads/2018/07/whatsapp-image-2017-11-28-at-09.55.54-300x274.jpeg

Aqueles que nunca dançaram e querem aprender ou quem dançava quando criança/ adolescente e quer retomar. Em ambos os casos, um fator ajuda: a força de vontade em iniciar uma atividade física. A gente sabe que na correria do dia a dia não é fácil mudar hábitos. E quem começa colhe logo os frutos da dança: ganham fôlego, perdem peso, tornam-se mais ativos, controlam a ansiedade, aliviam o stress e muitos mudam até a alimentação.

Na terceira idade

Na melhor idade a recomendação é consultar um médico antes de iniciar qualquer dança. Um médico poderá avaliar se é possível fazer atividades com maior impacto e indicar quais as limitações de cada aluno. Após a orientação médica, vem a melhor parte: dançar! Os benefícios para esta faixa etária são muitos, desde trabalhar a coordenação motora até a socialização. Crianças, adultos e idosos conquistam benefícios similares com a dança, como o controle da ansiedade e stress, melhora da coordenação motora e do ritmo de respiração. Essa história que idosos só podem fazer natação ou pilates já não faz mais sentido, existe uma infinidade de danças e movimentos que podem ser feitos por pessoas acima dos 60 anos.

 

Fonte:https://www.bemparana.com.br/blog/dancecuritiba/post/como-aprender-a-dancar-em-qualquer-idade. Editado. 07/07/2018